Foto: Redes Sociais (Reprodução)
O governador do Estado, Eduardo Leite, lamentou em suas redes sociais, nesta segunda-feira (28), a morte do cãoGuapo, do Corpo de Bombeiros de Santa Maria. “Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do nosso querido cão-bombeiro, Guapo. Um verdadeiro herói, ele atuou com bravura ao lado das forças de segurança em momentos de grande tensão no Rio Grande e no Brasil. Descanse em paz, guerreiro!”, escreveu o governador.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Guapo, um labrador chocolate de 11 anos, foi submetido à eutanásia após o diagnóstico de um câncer agressivo com metástase. O quadro era irreversível, segundo o tutor e parceiro de trabalho, sargento Alex Sandro Teixeira Brum. O cão havia parado de se alimentar e de beber água nos últimos dias.
O velório de Guapo ocorreu na tarde desta segunda, na sede do Corpo de Bombeiros de Santa Maria. O corpo foi cremado com apoio da Funerária Angelos Oeste, que ofereceu o serviço gratuitamente.
Trajetória de destaque e heroísmo
Guapo participou de missões como Brumadinho, Petrópolis, o incêndio na Secretaria de Segurança Pública do RS e as enchentes que atingiram o Estado em 2024. Em julho daquele ano, ele foi homenageado com uma Moção de Congratulação na Câmara de Vereadores de Santa Maria.
Guapo nasceu em 14 de abril de 2014 e, desde filhote, já demonstrava a qualidade mais importante para um cão de resgate: gostar de pessoas. Atuava no 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), sempre ao lado de seu tutor. Aposentado das operações, o labrador passou a atuar em projetos de cinoterapia no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), oferecendo conforto e apoio emocional a pacientes internados.